Revista Online Conexao Afro

Prefeitura promove encontro de Mulheres Negras, no dia 18 Destaque

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Julho 12, 2015 at 6:44 pm
logo Revista Conexão Afro 12 de julh0 –Guaíba-

Escrito por  Sandra Alyne

Prefeitura promove encontro de Mulheres Negras, no dia 18

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, realiza no próximo dia 18, o Encontro Mulheres Negras “Tereza de Benguela”.O evento acontece, das 8h às 12h, na Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.

O objetivo é discutir a implementação de políticas públicas com foco nas mulheres negras. A ação é mais um passo rumo à construção do Plano Municipal de Igualdade Racial, que está em elaboração.

“A mulher negra tem necessidades específicas nas áreas de saúde, trabalho e renda, educação e convívio social. Além disso, a mulher negra ocupa funções no mercado de trabalho pelas quais recebe os menores salários. Neste encontro, vamos ouvir estas mulheres e, junto delas, construir políticas inclusivas para este segmento social”, disse a chefe do setor de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Rosali Madalena Nazarete.

“Temos conquistado avanços importantes em benefício da questão igualdade racial nos últimos dois anos, a começar pela constituição do Conselho Municipal de Igualdade Racial, com pessoas que integram a história de defesa do segmento na cidade. Realizamos quatro encontros para a construção do Plano Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial e, no dia 18, além de marcar a relevância histórica de Teresa de Benguela, daremos continuidade a este trabalho que tem sido como deve ser: democrático, colaborativo e abrangendo todas as pessoas, desde jovens até as mais experientes”, disse a secretária Chefe de Gabinete, Julyana Tonin.

Em 2014, a Prefeitura realizou o Fórum de Comunidades Tradicionais para debate de eixos para criação do Plano Municipal de Igualdade Racial. O plano consolidará ações que colaborem para a igualdade de raças no município, a serem desenvolvidas pelos próximos 10 anos. Outros três encontros discutiram a ação: um com jovens e dois com a Terceira Idade.

Vale lembrar que, em breve, Hortolândia contará com a Casa Quilombola, um projeto que conta com recursos federais e será referência para marcar a trajetória da defesa da igualdade racial, além de oferecer cursos e oficinas que devem contribuir para formação para o trabalho e atuar na valorização cultural.

Tereza de Benguela

Tereza de Benguela, ou rainha Teresa, foi líder do quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, comandando a estrutura política, econômica e administrativa do local de refúgio. O quilombo do Quariterê, além do parlamento e de um conselheiro para a rainha, desenvolvia agricultura de algodão e possuía teares onde se fabricavam tecidos que eram comercializados fora do quilombo.

SERVIÇO:

Encontro Mulheres Negras “Tereza de Benguela”

Data: 18/07/2015, sábado

Hora: 8h às 12h

Local: Câmara Municipal de Hortolândia, Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe Carmen de Oxalá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: