Revista Online Conexao Afro

NO ANIVERSÁRIO DA ASSOBECATY, QUEM GANHA O PRESENTÃO É A COMUNIDADE

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Fevereiro 8, 2015 at 9:07 pm

 

logo Revista Conexão Afro 08 de fevereiro –Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

Então, chegou o dia 8 de fevereiro, mais um aniversário da casa tradicional Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – ASSOBECATY, lugar onde o ASSOBECATY ANIVERaxé, do orixá Yemanjá e Oxalá é dominante há 81 anos de resistência e 27 de identidade jurídica. Nesta dia escolhemos refletir e agradecer as conquistas como ser reconhecida e investida como primeiro Ponto de Cultura de matriz africana, no estado, com o nome de Ilê Axé Cultural, que no mês de março a Secretaria Estadual de Cultura estará repassando recursos, para dar inicio as oficinas culturais.
Associação, também está operando o Projeto Batuque do Sul Promovendo a Vida com abrangência estadual atuando nos municípios de São Leopoldo, Guaíba e Porto Alegre, vinculado a Secretária Estadual de Saúde. Ainda, no que se refere a saúde a entidade ocupa um acento no Conselho Municipal de Saúde de Gravataí. E vem mais, aniversário por ai, 15 anos do Projeto Conexão Afro, 2º Ano do Telecentro e Bibilioteca Moab Caldas que tem como parceiros Ministério das Comunicações e Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir DF.
Quem faz o aniversário é ASSOBECATY, mas, quem ganhará o presentão é a comunidade guaibense com o recomeço do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento saudável para todos, foi renovado o convênio com o governo federal, este beneficiará 1200 famílias diretas, totalizando 6000 mil pessoas. Projeto ousado e desafiador por ter o corte cultural afrobrasileiro de matriz africana, isto é , toda ação pedagógica e didática esta calçada nos valores civilizatórios afrobrasileiros.
Está é a Assobecaty, que a fundadora Mãe Quina de Yemanjá, deixou este legado para darmos continuidade a sua caminhada. No decorrer conseguimos encontrar pessoas abnegadas que chegaram para fortalecer a casa, depois vieram outras tantas que se agregaram a luta e juntos pudemos transmitir um pouco da cultura de matriz africana, as tradições e principalmente os princípios básicos da educação diferenciada que nos caracteriza.
Tudo isso é a ASSOBECATY !
Tudo isso devemos aos sócios pioneiros que a fundaram; aos que continuaram trabalhando para mantê-la e aos que hoje nos auxiliam para não somente continuar a tarefa, como também para cada vez mais torná-la grandiosa, querida e acolhedora.
Também não podemos nos esquecer da nossa família mítica, a minha raiz Pai Cleon de Oxalá, os meus filhos e netos, a rede de parceiros, os apoiadores dos nossos eventos, os nossos amigos intelectuais e políticos que sempre nos apoiaram e principalmente dos nossos companheiros das associações, conselhos e demais ilês, co-irmãs que sempre prestigiaram conquistas…
OBRIGADO A TODOS!
Adupê Adupê Adupê ô !
Mãe Carmen de Oxalá
08/02 /2015

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá CONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  3055665

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: