Revista Online Conexao Afro

Comunidade quilombola de Triunfo é reconhecida e potencializada como Ponto de Cultura pelo Governo do RS e Federal

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Agosto 9, 2014 at 2:14 am

logo Revista Conexão Afro 09 de Agosto –Guaíba- RS –BrasilA Comunidade Morada da Paz ( Compaz), do município de Triunfo, teve seu projeto “Omorodê: Ponto de  Cultura da Infância” selecionado no edital de Pontos de Cultura resultante do convênio entre a Secretaria de Estado da Cultura ( Sedac) e o Ministério da Cultura.

A Compaz vai receber R$ 180 mil, em três parcelas de R$ 60 mil, para desenvolver ações, com o objetivo de ensinar a sabedoria da ancestralidade quilombola para as crianças da região, por meio do brincar. Pelo projeto serão realizadas oficinas de registro audiovisual, de construção de brinquedos indígenas e africanos, além de um simpósio sobre  o Brincar como uma das maneiras de despertar a consciência critica e de (re) criação.

Omorodê usa o brincar como forma de aprendizado

Omorodê usa o brincar como forma de aprendizado

Nessa quinta-feira (07) o secretário da Cultura, Assis Brasil, junto com o diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Sedac, João Pontes, visitou a Compaz para conhecer de perto o trabalho lá realizado. “Nada melhor do que a gente conhecer de perto a realidade dos Pontos de Cultura. Fiquei muito feliz e satisfeito com o que vi aqui, e aprendi também. Os Pontos são muito diferentes e esta diversidade é o que queremos valorizar”, afirmou.

A conselheira  Yashodan, que significa Mãe da Unidade, na língua urubá, recebeu Assis Brasil e apresentou o local. “Nosso objetivo é recuperar o modo de viver dos quilombos”, explicou. A Compaz tem uma parceria com a cooperativa de arquitetos Senda Viva, que vai desenvolver o projeto de bioconstrução da sede do Ponto de Cultura Omorodê.

Secretário conheceu a Trilha da Paz

Secretário conheceu a Trilha da Paz

Em seguida Cláudia Rocha Yamorô, que significa “Aquela que cuida”, guiou a comitiva da Sedac pela Trilha da Paz, “que na verdade significa o caminho pessoal de cada um. Um reencontro consigo mesmo pela integração com a natureza”, disse. O grupo realiza, também, atividades itinerantes na região e em Porto Alegre. “Levamos, para os que não podem vir até aqui, a possibilidade de vivenciar novas experiências de valorização do respeito, do diálogo e do cuidado consigo mesmo e com a natureza”, informou Yamorô.

A troca de experiências entre gerações é um dos princípios do Omorodê

A troca de experiências entre gerações é um dos princípios do Omorodê

A visita encerrou no encontro com a Elemojò, a Guardiã dos Ritos, Sara Jane dos Santos, que falou sobre a aproximação da Compaz com as comunidades indígenas. “Percebemos que a história dos negros e dos índios é a mesma, há muita similaridade que nos aproxima”. Sara detalhou o trabalho do grupo. “O Omorodê surge da experiência de compartilhar e transmitir a experiência de geração a geração.Nosso principio e propósito é o respeito às diferentes culturas e o sentido que as pessoas dão à vida”, concluiu.

Na parte da tarde o secretário Assis Brasil participou de um encontro cultural no Teatro União promovido pela Fundação Cultural Qorpo Santo.

Sobre a Compaz

Compaz comemora Ponto de Cultura Omorodê

Compaz comemora Ponto de Cultura Omorodê

Instalada em Triunfo desde 2002 a Comunidade Morada da Paz começou o trabalho na perspectiva ecológica de buscar um modo de vida mais amoroso e mais sustentável. Formado, em sua maioria, por mulheres negras o grupo voltou-se para cultuar os ensinamentos e o modo de viver dos quilombos e já encaminhou o pedido de reconhecimento como comunidade quilombola junto à Fundação Palmares.

O trabalho é realizado junto às escolas da região e com colônia de férias no verão, onde os pais podem acompanhar as crianças. A busca é por unir sempre diferentes gerações para manter a continuidade do conhecimento e da sabedoria dos ancestrais africanos

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2014/08/comunidade-quilombola-de-triunfo-se-torna-ponto-de-cultura/— com João Pontes.

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá CONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  30556655
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: