Revista Online Conexao Afro

Grupos do interior do país se apresentam na unidade de Campinas de 05 a 08/08, sempre às 20h. Os shows têm entrada gratuita

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Agosto 4, 2014 at 5:29 pm

logo Revista Conexão Afro 4 de Agosto –Guaíba- RS –Brasil4 de Agosto de 2014

Grupos do interior do país se apresentam na unidade de Campinas de 05 a 08/08, sempre às 20h. Os shows têm entrada gratuita

Grupo "Raízes do Bolão", do Amapá, se apresenta no Sesc CampinasEm sua 16ª edição, o projeto "Sonora Brasil" do Sesc traz como tema “Tambores e Batuques” e passa por Campinas esta semana, de 5 a 8 de agosto, com shows gratuitos sempre às 20h.
Os quatro grupos convidados levam para o palco instrumentos fabricados artesanalmente, de acordo com as tradições de suas comunidades, e apresentam cânticos que falam da vida, do trabalho e das crenças.
Na terça (5), Raízes do Bolão, do quilombo do Curiaú, no Amapá, traz o marabaixo e o batuque. Do Rio Grande do Sul vem o único dos quatro grupos que não tem origem em uma comunidade quilombola, o Alabê Ôni, formado por músicos pesquisadores da cultura negra que recuperam a história do Tambor de Sopapo, se apresenta na quarta (6). Da região de Cametá no Pará, Samba de Cacete da Vacaria se na quinta (7). O samba de roda aparece com o grupo Raízes do Samba de Toco, da cidade de Antônio Cardoso, na Bahia na sexta (8).
O projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com a história da música no Brasil.

Confira a programação:

05/08: Raízes do Bolão (Amapá)
O grupo vive no quilombo do Curiaú, área rural de Macapá (AP), onde canta os ladrões (cânticos) e dança embalado pelos tambores de marabaixo, pelos batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura.
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade
06/08: Alabê Ôni (Rio Grande do Sul)
O grupo gaúcho é formado por músicos pesquisadores que se dedicam à história do tambor de sopapo — o Grande Tambor, com repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes, manifestações da cultura negra gaúcha ligadas à tradição religiosa e profana. Com Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier.
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade.
07/08: Samba de Cacete da Vacaria (Pará)
O grupo paraense é formado, em sua maioria, por moradores da zona rural de Cametá (PA) que vivem da produção agrícola e participam regularmente de atividades sociais nas quais se pratica o samba de cacete. No palco, tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista, todos sob a liderança do Mestre Benedito Moia.
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade.
08/08: Raízes do Samba de Tocos (Bahia)
Representando a tradição do samba de roda da Bahia, o grupo foi organizado há sete anos a partir de laços familiares e amizades entre vizinhos na região rural da cidade de Antônio Cardoso (BA). Liderado pelo Mestre Satu, o grupo se apresenta em eventos locais, geralmente de caráter profano, e em algumas festividades religiosas, principalmente ligadas a São Cosme e São Damião.
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre. Retirada de ingressos limitados na Central de Atendimento no dia da atividade.

Serviço:

Projeto “Sonora Brasil”
Local: Teatro do Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/333, bairro Bonfim. (19) 3737-1500

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá CONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  30556655
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: