Revista Online Conexao Afro

"Podemos não ser fruto da mesma arvore mas,somos arvore da mesma floresta" : Mãe Beth D’Oxum

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Junho 13, 2014 at 7:53 pm
logo Revista Conexão Afro  13 de JUNHO –Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

 

Foto: Encerrado o Manifesto Cultural pela aprovação da Lei Cultura Viva!

A matéria está na ordem do Dia e será votada a qualquer momento!

Pois é companheiros dos Pontos de Cultura do Brasil, apesar de termos conseguido aprovar o requerimento de urgência e garantir que a Lei Cultura Viva será votada nas próximas sessões, o que vimos no Plenário da Câmara dos deputados em Brasília nesta terça-feira, 10 de junho /2014, longe de ser um marco, foi algo muito nocivo a cultura brasileira.

eu, Mãe Beth de Oxum, Pai Lula Dantas, Chico Simões, Alexandre Santine, Leila Lopes, João Paulo Mehl, Valter cedro, Yuri Soares,  junto a outros ativistas da Cultura brasileira, fomos convidados pela Comissão de Cultura da Câmara para participar de um ato cultural, para fortalecer a votação da Lei Cultura Viva.  

pra começo de conversa,  já de manhã, não pude entrar, pois portava algo que parece ser bastante ameaçador no congresso, um pandeiro e um tambor, os seguranças foram intransigentes e truculentos, no tocante aos tambores, ele afirmam que o congresso não é lugar para ARTISTAS e nem para TAMBORES e que tem ordem expressa para não deixar ninguém passar que porte um tambor. pense numa confusão, pois vim de Pernambuco e fui convidada para fazer uma manifestação artística e os seguranças não queriam deixar de jeito nenhum que eu passasse com meu pandeiro, depois de muito argumento, solicitei a presença do assessor da Comissão de Cultura Fred Vasquez que contornou parcialmente o problema, deixando meu pandeiro e meu tambor na portaria para que eu pudesse adentrar a esta " casa do povo".  Esse foi o cenário de entrada dos artista no congresso nacional,  logo depois fomos recebidos pela Comissão de Cultura e carinhosamente acolhidos pela deputada Jandira Fegali, que nos relatou em que contexto se daria esta votação. Ela passou bastante otimismo em relação a aprovação da lei, porém,  nos salientou que o processo de votação é algo que de fato nunca se sabe como vai se dar, depende muito dos líderes das bancadas, pois o que estar em jogo são os interesses das mesmas. se o projeto é relevante para o povo brasileiro, isso é um detalhe, é o que menos importa, porque o que importa mesmo, é o conchavo, as alianças, é o interesse do partidos e sua bancada, e assim se deu, os líderes do PSDB, do DEM, do PPS e do SOLIDARIEDADE, OBSTRUÍRAM A VOTAÇÃO DA LEI CULTURA VIVA.   Ocupamos o congresso, pressionamos, cantamos, tocamos, mobilizamos, fomos aos gabinetes falar com os deputados, falamos da nossa expectativa com a lei que garante a Cultura como política de estado, mais isso nem de longe é pauta importante dos congressistas. o que importa são seus interesses escusos, SENTÍ NOJO DE ESTAR ALÍ,  realmente é um lugar muito inóspito, excessivamente masculino e branco, os pretos são maioria só nos serviçais, uma energia muito carregada, ruim mesmo, meu fio de conta de oxalá, partiu na hora.

Além do projeto de lei do Cultura Viva, tbm estavam na pauta da votação, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, ( MROSC),

projeto que não tem unanimidade, muito pelo contrario, dado os interesses dos ditos representantes do povo, em relação a participação e controle social.

de quebra, ainda tinha a votação do projeto que pretende tornar as farmácias, lugar de promoção de saúde, que confronta diretamente com os interesses da grandiosa industria farmacêutica.

em torno das 17 horas, começou a votação, mais uma vez, Nós não fomos autorizados a entrar no plenário para acompanhar a votação, nem mesmo nas galerias, o cerco fechou, não passava ninguém, com excessão da Leila que é jornalista e tinha um crachá de imprensa, de resto ninguém passou, nem os representantes do Minc, só os funcionários da casa, que portavam o crachá.  A entrada virou um grande tumulto, novamente os seguranças de forma truculenta, fizeram uma barreira humana e ficamos todos impedidos de entrar para acompanhar uma votação na qual fomos convidados, pasmem,  a votação de um projeto de lei que em março de 2010 eu defendi como proposta prioritária da II Conferência Nacional de Cultura e que a 10 anos executamos na prática nos nossos territórios.  A cada hora vinha uma informação diferente, por fim ficamos sabendo que não deu córum, os líderes dos partidos de oposição, DEM, PSDB, PPS E SOLIDARIEDADE ordenaram a suas bancadas a se retirarem do plenário,  para não dá córum e assim os projetos que estavam na pauta, não serem votados.

ESSA È A NOSSA REALIDADE, AS POLÌTICAS PÚBLICAS SÃO LITERALMENTE MOEDA DE TROCA, dos partidos, das bancadas.  uma vergonha, uma imoralidade.  Com muitíssimo esforço a deputada  Alice Portugal e Jandira Fegali  conseguiram articular requerimento de urgência, para que nas próximas sessões a lei cultura Viva seja votada. não entrou no mérito, mais entrou na urgência, dos males o menor, pois nas próximas sessões o Projeto de Lei Cultura Viva, deve ser votado.

E AGORA?  O QUE FICA PRA SOCIEDADE CIVIL, BOTAMOS ESSA CORJA PRA NOS REPRESENTAR, QUAL A ESTRATÉGIA? TROCAR 6 POR MEIA DÚZIA?  PENSO  QUE ESSAS BANCADAS E SEUS PARTIDOS JÁ ABUSARAM DO DIREITO DE NOS TOMAR COMO COMPLETOS IDIOTAS.

NA FRENTE DA PAREDE HUMANA, TERMINEI CANTANDO ESSE COCO,  MEU CUMPADE TC PEGOU LOGO O TAMBOR,

JUNTEI TODO MUNDO E MANDEI VER, 

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

autoria, Mãe Beth de Oxum

PRO POVO SER RESPEITADO

TA NA HORA DO PAU COMER!!! ( CÔRO)

POVO DE TERREIRO SER PROTAGONIZADO

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

PRA APARECER NA TELEVISÃO

TA NA HORA DO PAU COMER !!! ( CÔRO)

PRA DISCUTIR COMUNICAÇÃO

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

PRA DEBATER A CONCESSÃO

TA NA HORA DO PAU COMER!!!

TA CHEGANDO A ELEIÇÃO

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

TOME CUIDADO COM A OPÇÃO

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

CHEGOU OS PONTOS DE CULTURA

TA NA HORA DO PAU COMER!!!

PRA CUSPIR  NA ESTRUTURA

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

TRAZENDO ARTE INSURGENTE

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

FAZENDO A CABEÇA DA GENTE

TA NA HORA DO PAU COMER !!!

VAMO SIMBORA, SE LIGA DEPUTADO, POIS TA NA HORA DO PAU COMER !!!!

Mãe Beth de Oxum

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: