Revista Online Conexao Afro

Praticantes do Candomblé e da Umbanda ocupam a Praça dos Três Poderes

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Junho 9, 2014 at 10:02 pm
logo Revista Conexão Afro9 junho   –Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

Seguidores do Candomblé e da Umbanda vão a Brasília protestar contra política do governo que discriminam cultos religiosos de origem africana.

09/06/2014 18:06

marcha-religio-africanos-09062014
BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — Povo de Santo Ocupa Brasília é uma frente formada pelos adeptos mais antigos das casas mais tradicionais do Candomblé e da Umbanda de todo país, que estão marchando rumo à Brasília, com objetivo de exigir reconhecimento digno às religiões e práticas de origem africana.

Lideram a marcha a Casa de Oxumaré, Casa Branca do Engenho Velho, Gantois, Axé Opo Afonjá, Tumba Junçara, Bogun, Alaketu, Omiojuarô e, pela Umbanda, o Movimento Umbanda do Amanhã (MUDA).

“Amanhã, 10 de junho, (terça feira) às 10h, faremos a denúncia de que o Estado brasileiro tem violado sistematicamente o direito de crença e liberdade das minorias religiosas e não tem cumprido os tratados internacionais que garantem proteção a direitos fundamentais dos religiosos de matriz afro. A expectativa de público é de duas mil pessoas, vindas em caravanas dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Amazonas” afirma nota divulgada pelos organizadores da marcha.

Na ocasião serão entregues documento produzido por pesquisadores do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP) da Universidade Federal Fluminense, que apontam que tanto o Poder Judiciário, as Polícias e as políticas públicas, não atendem as demandas dos religiosos.

O documento é o resumo de pesquisas que vêm sendo realizadas desde 2008 sobre casos de intolerância religiosa que chegam ao Judiciário. Anexado ao documento, um dossiê de reportagens sobre sacerdotes assassinados, terreiros depredados e invadidos e uma série de casos de violação aos direitos de sacerdotes e adeptos dos cultos afro.

Serviço:

10 de Junho de 2014 às 10h

Praça dos Três Poderes, Brasília DF

Extraído do Portal da Agência Brasileira de Notícias

http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=74148

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de OxaláCONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  30556655
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: