Revista Online Conexao Afro

Começam os preparativos para festa de Iemanjá

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Janeiro 13, 2014 at 12:56 am
logo Revista Conexão Afro   13 de janeiro  –Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Foto: Leandro Carvalho

Começam os preparativos para festa de Iemanjá

Expectativa é que centenas de pessoas visitem a estátua de Iemanjá nos dias que antecedem a festa

O centro Tenda Espírita de Caridade Santa Catarina deu início aos preparativos para a festa de Iemanjá. Há cerca de 27 anos, o centro realiza a manutenção e limpeza do local onde fica localizada a estátua da orixá considerada a Rainha do Mar. A festa, que reúne milhares de pessoas de diversas cidades ocorre no dia 1º de fevereiro no balneário Cassino.

Segundo Eva Regina de Castro Ritta, representante da Tenda Espírita de Caridade Santa Catarina, o centro foi fundado há mais de 50 anos e anteriormente era a tia dela quem organizava a limpeza da estátua. “Antes, era a minha tia Julieta Valente Afonso que arrumava e organizava, pois ela era a cacica do centro. Só que ela faleceu em agosto do ano passado. Ela ia fazer 90 anos. Há mais de 25 anos somos nós quem organizamos e limpamos a estátua”, apontou.

Eva Regina disse ainda que as manutenções não acontecem somente na época da festa, pois o centro já possui uma comissão encarregada de cuidar do local durante o resto do ano. “Durante todo o ano, nós fazemos a limpeza e as manutenções necessárias. No dia 1º de fevereiro, à tarde, nós sempre colocamos um manto novo na imagem para deixá-la pronta para a festa”, salientou.

A responsável pela Tenda Espírita explicou que ela já está com o manto que será colocado na Rainha do Mar no dia da festa. “Uma senhora de Santa Maria já me deu um manto para o dia. Era o pagamento de uma promessa. Temos outros também e, no dia, não vamos conseguir colocar todos”, comentou.

Já o integrante do centro e ajudante de cacique, Jorge Roberto Silveira Rodrigues, acrescentou que a fé das pessoas em Iemanjá cada vez aumenta mais. “Vêm muitas pessoas de outros lugares. Elas têm muita fé e credibilidade na Iemanjá. As pessoas passam o ano todo colocando velas, trazendo doces e até mesmo por isso temos que vir aqui fazer a manutenção”, contou.

A comissão responsável por cuidar do local realizou a limpeza, corte da grama, manutenção e também a colocação de novos azulejos onde foi necessário. No próximo dia 1º, eles retornam ao local para realizar os últimos preparativos para a festa.

Por Aline Rodrigues
aline@jornalagora.com.br

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá
  (51) 81810404 / (51)  30556655

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: