Revista Online Conexao Afro

1º Curimba Music ocorre no sábado

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Novembro 23, 2013 at 2:49 am
logo Revista Conexão Afro   23  de  novembro  –Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Foto: Hamilton Freitas
1º Curimba Music ocorre no sábado
Organizadores esperam um bom público no evento

O C.E.U. Paz Amor e Caridade Fé nos Orixás Xangô e Oxum, em parceria com a Associação Rio-grandina de Umbandas e Terreiros de Matriz Africana (Arutema) realiza, no sábado (23), o 1º Curimba Music do Município (concurso de tamboreiros). O evento será realizado no Instituto de Educação Juvenal Miller, a partir das 13h.
Segundo o secretário da Arutema e responsável pelo C.E.U. Paz Amor e Caridade Fé nos Orixás Xangô e Oxum, Cristiano Ávila, o evento é aberto à comunidade e contará com diversas atrações. “Cinco grupos irão participar do concurso. Em cada grupo tem 18 pessoas. Além dos tamboreiros, terá o pessoal que irá representar o ponto. Dois desses grupos são de Porto Alegre. O evento tem o objetivo, além de comemorar os 105 anos da Umbanda e o dia da Consciência Negra, de não deixar morrer essa tradição do tambor, da musicalidade e tudo que envolve a origem africana e da umbanda”, apontou.
 Ávila salientou que a entrada é gratuita, mas que aqueles que quiserem colaborar podem levar um brinquedo. “Não vamos cobrar a entrada, mas quem levar um brinquedo irá ganhar uma muda de flor. Os brinquedos arrecadados serão doados para a creche Doe Amor”, destacou. Ele disse ainda que durante o evento haverá exposição de quadros, desenhos, esculturas, apresentação de capoeira, escolinha de trânsito, algodão doce grátis, diversos brinquedos para as crianças e ações sociais e culturais.
Já o presidente do Conselho Deliberativo da Arutema, Fernando Tubino, comentou que a expectativa é que cerca de 200 pessoas, entre simpatizantes e praticantes, prestigiem o evento. De acordo com Tubino, haverá para os alunos do Instituto de Educação Juvenal Miller uma palestra com um teológo que irá abordar a lei 10.639 que trata sobre a cultura Afro-brasileira. “Os palestrantes são de Guaíba. A Mãe Carmen de Oxalá, do centro Assobecaty estará presente também. O terreiro dela é o primeiro ponto de cultura (dentro do terreiro) do Estado”, concluiu.
A premiação será em cinco categorias: melhor letra, melhor intérprete, melhor curimba, melhor coreografia e melhor torcida. Os prêmios são troféu e medalha, exceto para a categoria de melhor torcida que irá receber três fardos de coca-cola e um troféu.

Por Aline Rodrigues
aline@jornalagora.com.br

logo Revista Conexão Afro

CONEXÃO AFROconexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxalá
  (51) 81810404 / (51)  30556655

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: