Revista Online Conexao Afro

Conferência Estadual de Igualdade Racial começa com grande público em Porto Alegre

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Agosto 24, 2013 at 8:52 pm

 

logo Revista Conexão Afro24   de agosto  – Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Conferência Estadual de Igualdade Racial começa com grande público em Porto Alegre

Secretário Fabiano destacou importância da conferência na construção de políticas públicas – Foto: Gabriel Gabardo

Teve início na manhã deste sábado (24), em Porto Alegre, a III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Entre delegados eleitos nas etapas municipais, observadores e representantes do movimento social, cerca de 400 pessoas lotaram o auditório do Hotel Continental e começaram os debates sobre as políticas públicas a serem executadas pelo Estado, além das demandas que serão encaminhadas à Conferência Nacional, que ocorre de 5 a 7 de novembro em Brasília.

Até a tarde deste domingo (25), serão realizados painéis, debates em grupos temáticos, discussão de prioridades e a eleição dos 23 delegados gaúchos que representarão o Estado na etapa nacional. Como base para os trabalhos, serão considerados os encaminhamentos levantados durante os dois meses em que se realizaram as conferências municipais no Rio Grande do Sul.

Como presidente da conferência, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do evento para o controle social na construção de políticas públicas. “Somos parceiros em um mesmo projeto de sociedade, que respeita as diferenças e faz com que as pessoas sejam valorizadas. Já conhecemos os desafios, de barrar o conservadorismo e o preconceito, mas precisamos também ir à frente e sermos mais afirmativos na busca pela igualdade”, afirmou Fabiano.

O secretário saudou ainda a presença da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Luiza Bairros, citando convênios que o Estado estabeleceu com a Seppir para a execução de projetos. Um deles é a Feira Preta, evento de incentivo ao empreendedorismo negro que ocorre em novembro.

A ministra Luiza Bairros valorizou as conquistas da população negra nos últimos 10 anos, mas alertou para as grandes desigualdades ainda existentes no país. “Ganhamos uma maior consciência racial e uma diversidade da nossa organização política. Novos interlocutores, como as comunidades quilombolas, comunidades de matriz africana, são um dado da ampliação dessa consciência. Mas ao mesmo tempo em que criamos políticas afirmativas para a juventude negra, por exemplo, somos o país que mais mata pessoas negras nessa faixa etária, e essa é uma contradição profunda”, disse a ministra, afirmando que a luta da comunidade negra é “mais complexa do que há 10 ou 15 anos atrás”.

Jeanice Dias Ramos, representante do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), que organiza a conferência ao lado da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, destacou a necessidade de representação política dos negros. “Precisamos de mudanças sociais significativas e profundas, como uma distribuição de renda equânime e justa, e isso depende da consientização de que o acesso aos direitos passa pela representatividade das lideranças negras”, disse.

Após a mesa de abertura, a III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial começou com a palestra da desembargadora baiana Luislinda Dias de Valois Santos. Primeira juíza negra brasileira ao entrar para a magistratura em 1984, Luislinda proferiu a primeira sentença de crime por racismo no Brasil, em 1993, e tem um trabalho dedicado ao combate às desigualdades raciais.

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Rio Grande afirmativo”, a conferência se estende até as 15h deste domingo. Confira a programação:

Programação 
Sábado (24 de agosto) 
Local – Hotel Continental – Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, centro de Porto Alegre

 

14h45 às 16h45 – Grupos de trabalho divididos por subtema

17h – Intervalo

17h30 às 18h30 – Plenária dos subtemas

19h – Atração cultural e jantar

 

Domingo (25 de agosto) 
Local – Hotel Continental – Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, centro de Porto Alegre

 

9h às 9h45 – Painel com Josué Guillame

Credenciamento – Apresentação das propostas e dos delegados

11h às 12h30 – Plenária final

12h30 às 14h30 – Almoço

14h45 – Encerramento

logo Revista Conexão Afro 

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
  (51) 81810404 / (51)  30556655

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: