Revista Online Conexao Afro

Ao custo de R$ 600 mil, GDF planeja revitalizar Praça dos Orixás Previsão é que licitação e execução do projeto ocorram ainda em 2013. Projeto prevê área para atividade física, parque, quiosques e banheiros.

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Janeiro 23, 2013 at 10:32 pm

REVISTA CONEXÃO AFRO

Do G1 DF

O governo do Distrito Federal deve gastar R$ 600 mil para revitalizar a Praça dos Orixás, na Prainha. A proposta de revitalização prevê área para atividades física, parque infantil, quiosques, banheiros químicos e espaço para manifestação cultural.

Segundo o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, já existe uma negociação com a Administração de Brasília para que a obra seja licitada e executada. Falta apenas, aprovação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A expectativa é que tudo fique pronto ainda este ano.

“A nossa ideia é que esse projeto de revitalização fique pronto pelo menos até meados do ano, primeiro semestre esteja pronto e entregue para a comunidade”, afirma o secretário.

O projeto existe desde 2007, quando houve a primeira tentativa de revitalização do espaço. Em 2009, a proposta foi ampliada.

saiba mais

Praça dos Orixás
A praça fica na Prainha do Lago Paranoá, ao lado da ponte Costa e Silva.  Foi criada em 1971 e, em 2002, ganhou o nome de Praça dos Orixás. Sete anos mais tarde recebeu 16 esculturas que representam os deuses africanos.

Hoje, não é apenas um espaço de visitação e prática religiosa. Não importa o dia ou a hora, sempre é possível encontrar acampamentos improvisados e moradores de rua. Quem frequenta o espaço reclama da falta de segurança.

“Não há segurança nenhuma, a pessoa vem fazer as suas oferendas e muitos deixam de vir aqui com medo do que possa acontecer”, fala o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé, Rafael Moreira.

Moreira diz ainda que falta estrutura para realizar eventos e fortalecer as religiões de matriz africana. “Se nós tivermos um espaço físico à disposição, onde as apresentações culturais possam acontecer, um espaço coberto, facilita a vinda de todos.”

Carmen de Oxalá

conexaoafro@gmail.com

Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
(51) 81810404 / (51) 30556655

maecarmendeoxala

Aniversário da ASSOBECATY

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: