Revista Online Conexao Afro

Quilombo em Pirapemas está cercado por jagunços armados

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Agosto 10, 2012 at 12:19 am

N°o1- 10   de agosto  – Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

O que: Encontro de Mulheres Guaibenses r

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), denuncia mais um ato de violência no Quilombo Pontes em  Pirapemas, no Maranhão. Nesta quarta-feira (15), fazendeiros da região invadiram as áreas  de roças dos quilombolas e colocaram cabeças de gado no local. Além disso, a comunidade está cercada  por vários homens armados, que ficam rondando a comunidade de forma ostensiva, intimidando as famílias ameaçadas.

Os quilombolas Zé Patrício, João Batista e Jorge estão jurados de morte e estão sem poder sair de suas casas. Segundo Diogo Cabral, advogado da CPT, várias denúncias já foram feitas ao governo federal, estadual e até a organismos internacionais ligados aos direitos humanos, mas até agora, nenhuma providência foi tomada.

O estado faz pouco caso da situação. “Hoje,  a polícia de Roseana Sarney, apareceu na comunidade, mas, para surpresa de todos, ela não foi proteger a comunidade, estava à serviço dos fazendeiros e foi lá só para intimidar as pessoas”, disse o advogado.

A região de Pirapemas já é conhecida pelos conflitos agrários que nela ocorrem, principalmente as famílias dos quilombos Pontes e Salgado que há vários anos são vítimas de vários tipos de humilhações, ameaças intimidações e violência em seu território. Os quilombolas já tiveram suas casas incendiadas e até a água do poço que uma comunidade utilizava  foi envenenada.

O Maranhão é terra sem lei!  Na 27° edição do relatório anual “Conflitos no Campo Brasil 2011”,  divulgado pela CPT, o Maranhão aparece como líder do ranking de conflitos por terra no país, com 224 registros. O estado também é “campeão nacional” de ameaçados de morte no campo. Segundo o relatório da CPT, 116 pessoas estavam ameaçadas em 2011 no Maranhão. Sete assassinatos no campo foram registrados no estado, só em 2011.

http://www.viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=article&id=237:quilombo-de-pontes-em-pirapemas-e-cercado-por-homens-armados&catid=34:yootheme&Itemid=204

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
 
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: