Revista Online Conexao Afro

APROVAMOS ESTA REPORTAGEM ELA É VERDADEIRA ORIGEM DOS FATOS‏

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Maio 27, 2012 at 7:06 pm

N°01- 27 de maio –Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Enfim, a tomada!

428420_388947621148817_803491299_n

Foto da Ana Barcellos 🙂

Não estava um dia lindo. Porto Alegre amanheceu bucólica no sábado, do dia 26 de maio, data do evento da subida do morro. Acordar cedo no dia em questão foi a primeira batalha. Chegar ao ponto de encontro não foi difícil, mas exigiu certa percepção da cidade (e um Google Mapas, é claro!).

Ao ver a massa branca aglutinada na primeira lomba, um sorriso. Aliás, um não, vários. Apesar do clima feio, todos estavam lá para prestigiar essa caminhada. Um pouco de atraso, pessoas perdidas, desnorteadas. Cadê a água? Onde estão os banners? Por onde vamos? Por aqui!

Bastou um microfone e a comunidade se abriu para nos receber. Palmas, rezas, muita alegria. Uma energia positiva nos deu força diante da dificuldade que estava por vir. Sobe daqui, tropeça dali, cuidado com a lajota, olha o cachorro, tem um buraco aqui, gente!

Chegamos ao terreiro de Baba Xandeco de Xango. Lugar simples, vista nada modesta da capital gaúcha. Gente pra lá de simpática. Apresentação de hiphop ilustre com direito a baixo e batuque. Jovens dispostos a lutar contra as drogas. Pipoca, frutas e groselha, me sinto em casa. Pessoal do Movimento Popular de Saúde (Mops-RS) deu uma palavrinha, afinal é importante reforçar umas questões sobre AIDS e tuberculose.

Em frente, que lá vem muita gente. Quase 50 pessoas. Todos animados. Subida íngreme. Agora começou, mesmo, a trilha. Escorrega, cambaleia, quase cai. Espinhos pinicam as canelas. Falta pouco. Estamos quase lá. Uma paradinha para água.

Chegamos, em meio as nuvens. Neblina. Onde está Porto Alegre? Um pronunciamento rápido. Outro. Uma atividade divertida. E aos poucos, o sol surge. Tímido, desmanchando o véu que cobria a cidade. Todos comemoram. Fotos, muitas fotos. Prédios, casas, vales, mata original, por todos os lados. Piquenique, as crianças agradecem.

Hora do papo sério. Novas ideias, reivindicações. Planos feitos. Vamos descer! Novos amigos… Acabou. Partimos para a próxima.

REVISTA CONEXÃO AFRO

conexaoafro@gmail.com(51) 97010303  81810404 e 30556655

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: