Revista Online Conexao Afro

CONVITE ATIVIDADE NO MORRO DA POLICIA

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Maio 22, 2012 at 2:10 pm

N°01- 22 de maio  –Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

O ROTEIRO:CAPELA SÃO MIGUEL-TRAV.CEL REGO 110, BECO E AO LADO DA CAPELA, PARADA NA COMUNIDADE TRADICIONAL ILÊ DE XANGÔ-ASSOCIAÇÃO CLARA NUNES-DISTRIBUIÇÃO DO ATÃ DE OGUM E AGUEGÉ  SAUDANDO OS PARTICIPANTES, APRESENTAÇÃO COM CARRO DE SOM DO GRUPO DO MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE DO RS- PAPO KABEÇA COM JOVENS DA COMUNIDADE, DISTRIBUIÇÃO DE INFORMATIVOS, SUBIDA PELAS TRILHAS DO MORRO ATÉ AS ANTENAS DA EMBRATEL.  PRESENÇA DAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE, CULTURA, EDUCAÇÃO, GABINETE POVO NEGRO,IMPRENSA, COMUNIDADES TRADICIONAIS, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS,LIDERANÇAS DA COMUNIDADE, ARTESÕES,CANTORES E GESTORES MUNICIPAIS QUE ESTARÃO DIALOGANDO COM  MORADORES E AS DIFICULDADES QUE O MORRO ENFRENTA E BUSCA DE SOLUÇÃO DE ACESSIBILIDADE DA LINHA 347 – ALAMEDA, QUE DEIXA O POVO DO MORRO MUITO LONGE DE SUAS MORADIAS, ALÉM DO PROBLEMA DE FALTA DE INFRA-ESTRUTURA E ACESSIBILIDADE DOS BECOS E ACESSO NO MORRO. A PROBLEMÁTICA DO PARTENON ESTAR EMPRIMEIRO LUGAR NA CO-INFECÇÃO POR HIV/AIDS, TUBERCULOSE E ALCOOLISMO, SÃO TEMAS QUE VÃO SER DEBATIDOS DURANTE O PIQUENIQUE COM TODOS PARTICIPANTES. PORTO ALEGRE, EU GOSTO EU CUIDO!

BABA XANDECO DE XANGÔ 

O Morro da Polícia, ou simplesmente o Morro da Embratel, como muitos o chamam, não é o mais alto de Porto Alegre, mas é o mais proeminente, pois pode ser avistado da maior parte da cidade e até de municípios da região metropolitana em dias bem claros. E é também aquele que oferece a melhor vista da cidade. Para quem conhece Porto Alegre, trata-se daquele morro inconfundível cheio de antenas da Embratel, de TVs, rádios e agora também de operadoras de celular.

Para chegar no Morro da Polícia, é necessário subir toda a avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, e quando chegar ao topo, pegar uma estrada de chão batido que passa por uma vila antes de atingir o topo do morro onde estão as antenas. O passeio vale a pena.
De cima do Morro da Polícia é possível ver quase toda a zona norte de Porto Alegre, o Lago Guaíba e as cidades do outro lado do lago, e ainda uma boa parte da zona sul da cidade. Em dias bem claros com boa visibilidade, é possível avistar os municípios da região metropolitana e até mesmo a silhueta da serra gaúcha.
Nos anos 70 chegou a haver um bar-restaurante junto às antenas e até mesmo um pequeno parque de diversões. Sabe-se lá o porquê, hoje há apenas as antenas. Infelizmente parece não haver interesse político em transformar o local em atração turística, com asfaltamento da via de acesso ao morro e instalação de uma infra estrutura com belvedere e restaurante panorâmico. Talvez um dia isso aconteça. Por enquanto, o Morro da Polícia é normalmente visitado pelo pessoal que faz a manutenção das antenas, por alguns aventureiros corajosos sem medo de subir o morro e por adeptos de religiões afro-brasileiras que usam o morro como um local para suas oferendas.

(51) 97010303  81810404 e 30556655

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: