Revista Online Conexao Afro

Vilma Reis será uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Abril 20, 2012 at 1:46 am

N°o1- 20  de abril  março –Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

http://youtu.be/8q7oFfXR-Bo
http://youtu.be/syYgmKNXL4Q
Merecida homenagem,pois Vilma Reis é uma intelectual quilombista e orgânica que vai para as ruas defender a dignidade do povo negro como podenos notar na Campanha Reaja ou Será morto,Reaja ou Será Morta.Ainda  fez da UNEB E UFBA uma trincheira de luta contra o racismo no estado da Bahia,sempre enfocando os direitos políticos e sociais da mulher negra.A sua participação na CPI da Violência Urbana foi brilhante,pois ela teve a coragem de dizer na cara dos parlamentares que a nossa juventude negra vem sendo há décadas massacrada pelas forças repressivas do estado brasileiro.Para Vilma Reis, a polícia foi criada no século xix para matar os negros e esse modelo racista e perverso de segurança pública continua no" governo popular e democrático do PT , através da ação de vários grupos paramilitares e de agentes públicos  que vem perseguindo,matando e torturando negros e pobres nas periferias dos grandes centros urbanos do Brasil.
Vida longa para essa guerreira negra e que sua luta seja motivo de inspiração para todos nós que lutamos por uma sociedade justa e igualitária no movimento negro e em outros movimentos sociais. Axé!


CEAFRO - UFBA

Vilma Reis será homenageada pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia, no dia 20 de abril, às 16h, na sala de Sessões dos órgãos Colegiados, na 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia.

A coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO, Vilma Reis, é uma das homenageadas pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento, Mulheres que Fazem a Diferença, que acontece na próxima sexta-feira (20.04.12), às 16h, é para marca o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 31 de abril.

Na ocasião o Ministério Público reconhecerá o mérito de mais quatro mulheres que têm se destacado nas suas diversas áreas de atuação, são elas: a ministra Eliana Calmon, a procuradora de justiça Lúcia Bastos Farias Rocha, a deputada estadual Luiza Maia, a Ebomi Nice de Oyá. Vilma Reis faz parte desse grupo de mulheres homenageadas por toda a sua trajetória de vida e luta pelos direitos das mulheres negras, mulheres e direitos humanos. Em 2012 completou 12 anos de trabalho no CEAFRO, Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero do CEAO/FFCH/UFBA e quatro anos coordenando o Projeto Encruzilhada de Direitos.

Além de socióloga, Vilma Reis, também é ativista do movimento de mulheres negras, é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, professora da UNEB e mestra em Ciências Sociais pela UFBA. Dos 14 aos 19 anos trabalhou como empregada doméstica. No colégio Central foi presidente do Grêmio, onde começou a sua vida política. Em 1993 ganhou uma bolsa em uma ONG de mulheres na Áustria e morou em Viena durante um ano e meio. Estudou alemão e fez um curso focado em comunicação e gênero. Em 1995 retornou para a Bahia e fez o curso de Ciências Sociais na UFBA. No final da graduação ganhou uma bolsa para fazer especialização, em uma experiência pioneira, na universidade de Howard nos Estados Unidos, que é uma universidade negra fundada em 1865.

Venha conhecer mais um pouco da história dessa mulher de garra no evento Mulheres que Fazem a Diferença e aproveitar para saber da trajetória de outras mulheres que fazem toda a diferença para que a sociedade brasileira seja mais justa.

SERVIÇO

O Quê: Vilma Reis uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença do Ministério Público do Estado da Bahia

Quando: 20 de abril de 2012

Onde: Auditório Afonso Garcia Tinoco – 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia, Salvador

Horário: 16h

CEAFRO – UFBA
Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho.
Salvador, Bahia, Brasil. CEP 40.060-180
Tel.: (55-71) 3283-5520 – Fax: (55-71) 3322-2517 – Email: ceafroufba@gmail.com

(51) 97010303  81810404 e 30556655

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
caracoles
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: