Revista Online Conexao Afro

Balaio de Ideias: Obrigado Ebomi Cidália!

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Março 30, 2012 at 2:47 am

N°o1- 31 de março – Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Balaio de Ideias: Obrigado Ebomi Cidália!

 

de Cleidiana Ramos

Tata Anselmo faz homenagem a Ebomi Cidália. Foto: Rejane Carneiro/Ag. A TARDE/19.10.2007

Taata dya Nkisi Anselmo Santos Minatojy

Cheguei do funeral de Ebomi Cidália de Iroko com vários questionamentos em mente que me instigam e fazem procurar algum sentido para aqueles pensamentos que insistem em inquietar nossa alma.

A morte tem esse poder de mexer com sua visão de mundo e automaticamente você procura diversas formas de se melhorar enquanto pessoa, pois seu tempo chegará e afinal o que você deveria ter feito que não fez?

Fiquei embasbacado com a quantidade de adeptos do Candomblé que se fizeram presentes para se despedir de Ebomi Cidália. Consegui ver desde respeitados Candomblecistas que desenvolvem um trabalho religioso de vulto e que visa manter e preservar nossa tradição pensando no futuro até alguns pertencentes à nova geração do Candomblé que infelizmente não tem compromisso com a tradição nem com a preservação da mesma, pois são imediatistas, porém, de qualquer maneira fizeram questão de assistir e prestigiar a dignidade de uma senhora que só contribuiu para a valorização do Candomblé.

A minha esperança no futuro do Candomblé está em acreditar que hoje nossa ancestralidade recebendo o reforço de Ebomi Cidália ficará mais fortalecida e certamente com maior poder de iluminar a uma legião de incautos (as), que muitas vezes acabam se equivocando por falta de conhecimentos necessários para contribuir com a difusão de forma mais digna do nosso Candomblé.

Quando você percebe que algumas pessoas vão trocar a benção com você empurrando a mão para sua boca sem nem mesmo lembrar-se do papel hierárquico que representa, preocupe-se, pois esta pessoa esqueceu que a benção é excelente para quem recebe, mas muito significativa também para quem as põe, pois nós apenas representamos nossa divindade nesta terra.

Infelizmente muitas celebridades do Candomblé que se consideram mais divinas do que as próprias divindades para as quais foram consagradas (os) não se deram ao trabalho de acompanhar de perto um adeus poético, digno e tão respeitoso, simplesmente por que não chamariam mais atenção do que quem estava ali para ser sepultada. Desta forma sempre existem compromissos inadiáveis ou resguardos preponderantes que impedem esta interação tão importante e necessária para com a nossa ancestralidade.

O que me conforta é que os Orixás são sábios e benevolentes, pois colocam num determinado local aqueles que realmente são necessários naquele momento, repare que digo necessários e não importantes, pois aos olhos dos Orixás importantes somos todos nós.

Pude perceber o festival de roupas e adereços mirabolantes, porém seus usuários (as) sem nenhuma emoção que nos levasse a perceber que ali estava existindo pelo menos um sentimento de perda.

Poderia levar horas relatando tudo que vi e que me inquietou enquanto povo de santo, Candomblecista convicto e Zelador de Santo, porém a grandeza do Orixá só me permitiu ver as coisas boas edificadas por Ebomi Cidália em sua longa trajetória nesta vida e para nossa glória dentro do Candomblé.

Que o Orixá Iroko tenha lhe tomado as mãos e lhe acolhido em nossa ancestralidade permitindo que sua intensa luz recaia sobre nós que ainda estamos militando com a árdua missão de ver exterminado o racismo, o preconceito e combatendo veementemente a vulgarização de nossas tradições afro-brasileiras que tanto suor e sangue foram consumidos para chegarmos até aqui.

Por isso, dedico um solene OBRIGADO a Ebomi Cidália Soledade:

– Pela humildade que sempre esteve presente em suas atitudes sem jamais permitir ser humilhada;

– Pela sabedoria com que socializou seus conhecimentos religiosos sem em nenhum momento macular os segredos do Candomblé;

– Pelo exemplo de persistência e generosidade, quando, mesmo com dificuldade de locomoção, comparecia aos eventos dando sua brilhante contribuição e nos fazendo orgulhosos de saber que se fossemos esforçados também poderíamos contribuir sempre com a nossa causa;

– Pelo amor que inspirou nas pessoas que tiveram o privilégio de conviver com a senhora;

– Por deixar marcado em nossos corações que a fé no Orixá, o respeito, a humildade e a persistência acabam nos levando a cumprir melhor nossa missão.

Além de todas estas citações, gostaria de agradecer a Ebomi Cidália péla lágrima sentida que vi rolar do rosto de Ebomi Nice de Inhasã ao desabafar comigo e com a Ebomi Vanda Machado de Oxum:

– “E agora, como vou ficar? eu falava com ela todos os dias ao telefone…”

OBRIGADO EBOMI CIDÁLIA, por tudo que a senhora fez enquanto estava entre nós e por tudo que acredito que a senhora fará como nossa ancestral.

Taata dya Nkisi Anselmo Santos Minatojy Terreiro Mokambo (Onzo Nguzo za Nkisi Dandalunda ye Tempo)

 

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
caracoles
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: