Revista Online Conexao Afro

Espetáculo Siré Obá: A festa do Rei encerra apresentações em Comunidades de Santo de Salvador

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Março 28, 2012 at 11:47 pm

N°o1- 28  de março – Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Apresentações integraram o projeto CIA NATA ONÁ ILÚ AYÊ – Saindo para os Caminhos do Mundo, que levou o espetáculo aos terreiros e também à abertura da 2ª Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST)

foto: Susan Kalik | Divulgação

Sire Oba - foto Susan KalikCom o objetivo de desmistificar preconceitos, a Cia. Nata, que já levou o ambiente do Terreiro de Candomblé para o teatro, encerrou com uma bela apresentação no barracão do famoso Terreiro do Gantois, no último domingo (25), o projeto “Oná Ilú Ayê – Saindo para os Caminhos do Mundo”, que promoveu a itinerância do espetáculo teatral "Siré Obá – A Festa do Rei" em quatro Comunidades de Santo da capital baiana.

Aos domingos do mês de março, o público baiano celebrou a grandeza e feitos das divindades africanas que compõem o universo Yorubá, através do teatro, música, poesia e dança afro.  Os convidados puderem conferir a beleza e a filosofia do culto aos Orixás durante as apresentações gratúitas de Siré Obá, que ocorreram nos Terreiros Mokambo, Abassá de Ogum, Ilê Oxumarê e Gantois.

Para a diretora, Fernanda Júlia, “apresentar Siré Obá nas comunidades de Axé foi uma homenagem mais que justa aos orixás e ao povo negro, que há séculos resguardam a nossa herança ancestral afro-brasileira. Que o NATA continue pelos caminhos do mundo. Axé!”.

Susan Kalik, produtora do espetáculo, ressalta a importância da itinerância. “Siré Obá nos terreiros foi encantador! Poder levar esta representação cênica dos Orixás e da Cultura Yorubá às Comunidades de Santo foi um dos projetos mais belos que pude produzir, de suma importância para a preservação e difusão desta cultura ancestral”, afirma.

Ainda em março, extra-Comunidade de Santo, a peça se apresentou ao ar livre, no estacionamento do Teatro Martim Gonçalves, durante a abertura da Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST). Por ora, não há previsão de novas apresentações de Siré Obá.

Informações à imprensa:

COMUNIKA PRESS (71) 3497-5000

Aleksandra Pinheiro | alepinheiro@comunikapress.com.br (71) 9121-5359

Jamile Amine | jamile.amine@comunikapress.com.br (71) 9993-5504


CONEXÃO AFRO
conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
caracoles
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: