Revista Online Conexao Afro

Mas! Quis o orixá Tempo que ele voltasse para o Órun (céu) em 05.03.2012‏

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Março 6, 2012 at 2:42 am

N°o1- 6  de março – Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

São Paulo, 05 de março de 2012

babalorixa jose carlos ibulamo-pqA Coordenação Nacional, Coordenadores Estaduais, Coordenadores de Núcleos Assessoria Jurídica, Assessores Especiais direto da Coordenação, Assessores Políticos dentro das Coordenações Estaduais, Conselho Consultivo junto a Coordenação Nacional, Secretária Administrativa, Secretária de Finanças, Secretária Comunicação e Relações Públicas, Secretária de Intercomunidades Nacional e Internacional, Secretária de Ciência e Cultura, Amigos(as) Apoiadores(as) Conselheiros Religiosos(as), Membros,Parceiros(as) , Simpatizantes,Comunidade de Terreiro (umbanda e candomblé) Povo do axé, Povo do santo, Povo das Religiões Afro Brasileira de Matrizes Africanas, do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira – INTECAB-SP.

José Carlos Joaquim de Santana (Babalorixá José Carlos de Ibuálàmo) conselheiro religioso do INTECAB-SP. Sua grande participação sempre nos contemplou com grandes idéias inovadoras em nossas reuniões itinerantes (2005).

Prezados senhores e senhoras, sacerdotes e sacerdotisas:

Mas vamos falar desse senhor iniciado dentro da tradição Ketú, Babalorixá do Ilê Alaketu Asé Ibuálàmo – rua Savério de Simone n. 7 – Jardim Varginha (1987) pai e avó de uma família que segue seus exemplos religiosos e ajudam na coordenação dos inúmeros trabalhos sociais em sua Comunidade seus filhos: Opotum Vinicius de Ógùn e Gabriela de Omulu.

Meu coração está triste e com saudades, e para falar que não nos conhecemos somente em reuniões do Instituto e nas reuniões que eram realizadas na ONG (Comissão de Assuntos Religiosos Afro descendentes junto ao Conselho Religioso dentro do Conselho da Comunidade Negra do Estado de SP) época que o mesmo já pensava em ter um Informativo que falasse sobre folhas aprimorando ainda mais o conhecimento para o Povo do axé.

Conversas se davam ao pé de orelha aonde o grupo se reunia para lanchar na padaria ao lado, após reuniões do Conselho as quarta-feira. (2004). Nada ficou só na idéia houve também futuramente a confecção de uma revista entregue em um dos nossos Congressos – Diadema-ABCD

Com um grande olhar de caçador voltado no futuro, teve participação nos Congressos religiosos realizados no Teatro Clara Nunes em Diadema-SBCD pelo INTECAB-SP, sempre inovador com exposição nas aberturas do mesmo, que documentava nossa história e nos fazia voltar ao tempo com materiais e vestes dos antepassados do axé de vários Estados bem como apresentação de danças religiosas ao som dos tambores com sua família biológica coordenando e participação do grupo criado com seus filhos de santo em sua comunidade local, fazia com que o público presente saudava à todos e todas com palmas e mais palmas, vibrações e saudações de contentamento pela bela apresentação.

O Babalorixá José Carlos Ibuálàmo com sua experiência na área social levou para o Instituto a I proposta que deveríamos trabalhar também com a política e com os políticos e nos fazer conhecidos dentro do Poder Público até pelo fato do compromisso que os mesmos tem conosco.

Nessa época foi eleito para coordenar Assessoria Social e Política dentro da Coordenação Executiva chegando a ocupar também o cargo de vice-coordenador estadual por um período curto que devido a muitos de seus compromissos religiosos preferiu manter-se somente no Conselho Religioso (2008). Partiu dele também a idéia de um Conselho só de Ogans que futuramente aconteceu! Sendo realizado um dos mais glamorosos eventos religiosos homenageando os Ogans na Câmara Municipal (2011).

Sua presença elegante e sua fala marcante na gravação do Direito de Resposta para as TVs Record, Mulher e Gazeta no Teatro PUC-SP e na gravação da Revista Afirmativa da Faculdade Zumbi dos Palmares na Fundação Cayo Egydio Aranha (2005).

Não podemos deixar de citar que Pai José Carlos como era chamado carinhosamente sempre teve grande participação em nossas reuniões entre elas no Ilê do Abaçá Oluayê Omode Okunrin Fon (2008) nos foi também oferecido em reunião realizada em seu Ilê um saboroso jantar típico com nossas iguarias africanas (2006).

A indicação do nome do coordenador do Núcleo São Vicente do Intecab-SP, se deu também através desse nosso querido irmão de Asé e de Fé em primeira reunião realizada no Axé Batistini – SBCD (2007) tendo também se apresentado como palestrante em Seminários temáticos organizado pelos coordenadores do núcleo na cidade de Santos (2010).

Estivemos a última vez juntos: na reabertura do Axé Batistini em janeiro que entre troca de bênçãos, abraços, e lagrimas nos olhos, pois ambos estávamos com problemas de saúde juntos novamente os irmãos Oxossi e Ogum (2012).

Mas! Quis o orixá Tempo que ele voltasse para o Órun (céu) em 05.03.2012 embaixo de um grandioso Alá acompanhado pela Corte Celestial dos nossos ancestrais aonde está sendo recebido pelos seus antepassados junto com sua família de seu orixá Oxosse Ibuálàmo.

Nossos sentimentos com Carinho e axé,

Egbonmy Conceição Reis de Ógùn

Coordenadora INTECAB – SP

m.cazemiro@uol.com.br

www.telecentrointecabsp.blogspot.com

facebook.com/egbonmyconceicaoreis

Babalorixá Rosevaldo de Oxumarê

Vice-coordenador

*Comissão Estadual de Comunicação e Relações Públicas 

*http://facebook.com/intecab.sp.brasil



Coordenão Executiva

Coordenadora
Maria Conceição Casemiro dos Reis
(Egbonmy Conceição Reis de Ógùn) – Nação: Ketú

Vice-Coordenador
Rozevaldo Menezes
(Babalorixá Rozevaldo de Oxumarê) – Nação: Ifan

Acesse: http://intecabsp.wordpress.com/

*http://intecab-nucleobaixadasantista.blogspot.com/

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
caracoles
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Advertisements
  1. Minha Querida irmã Egbon-mi Conceição,

    Apesar da dor da perda recente de meu Pai, fico muito feliz em ler essas linhas que discorrem um pouco sobre a história dele à busca da defesa e preservação das Religiões Africanas.

    Saiba que você era uma grande amiga dele, que ele admirava muito, como ele mesmo me disse faz muito pouco tempo.

    O que me conforta é saber que meu pai agora, está aos pés de Olodunmare, olhando por todos nós!!!

    Abs.
    Vinicius

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: