Revista Online Conexao Afro

Leila Lopes foi convidada pela ONU para embaixadora para as Regiões Áridas

In Conexão Afro, negritude on Outubro 6, 2011 at 11:56 pm

N°o1- 06 de outubro-Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

A angolana Leila Lopes, Miss Universo 2011, que durante seu mandato vai morar em nova York sob os auspícios do Comitê gestor da premiação, foi convidada para ser embaixadora para as Regiões Áridas da Convenção das Nações Unidas sobre o Combate à Desertificação.

Uma nota das Nações Unidas dirigida à Miss Universo felicita-a pela conquista do título, realçando o fato de Leila Lopes ter afirmado no dia da sua consagração que se dedicaria a ajudar o povo angolano sobre diversos assuntos.

O documento acrescenta que Angola é um dos 110 países afetados pela desertificação, um processo de perda de produtividade da terra e da fertilidade dos solos que remete as pessoas à pobreza e a insegurança alimentar, sendo a África o continente mais vulnerável à desertificação e à seca.

«Em face disso (…), gostaria de convidá-la para se tornar embaixadora para as Regiões Áridas da Convenção das Nações Unidas sobre o Combate à Desertificação», refere a nota da ONU, acrescentando que o programa visa sensibilizar, entre os decisores públicos, grupos da sociedade civil, da política sobre a importância do combate à desertificação e degradação da terra, bem como a mitigação dos efeitos da seca.

A nota diz ainda que isso visa dar resposta aos grandes desafios globais, tais como a redução da pobreza, a gestão sustentável da água e dos alimentos/segurança energética, com ênfase para a gestão sustentável dos solos.

Conclui que através do programa espera-se que mais pessoas de diferentes esferas da vida tenham uma compreensão mais ampla sobre a questão referente às terras áridas, para que, por um lado, tomadores de decisões priorizem a gestão sustentável da terra na elaboração de políticas e/ou aumentar oportunidades de investimento e, por outro, o público em geral seja sensibilizado para a causa da desertificação.

A Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas congratulou-se com a decisão da ONU de convidar a Miss Universo 2011 para o posto de embaixadora para as Regiões Áridas, tendo, em mensagem assinada pelo embaixador Ismael Gaspar Martins, representante permanente junto da ONU, felicitado Leila Lopes e manifestado o desejo de que a sua nomeação seja efetivada.

Para a Missão Permanente de Angola, a possível nomeação para esse posto contribuirá para uma aproximação e cooperação entre a Miss Universo e as Nações Unidas, facilitando a materialização do seu desejo de ajudar as pessoas necessitadas e assim contribuir para o desenvolvimento do país.

Por seu turno, a Agência Internacional para o Desenvolvimento Econômico felicitou Leila Lopes e o povo angolano pela conquista do concurso Miss Universo 2011, considerando a vencedora «bonita, talentosa e inteligente». 

Notícias Relacionadas

6/10/2011 por Da Redação Africas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: