Revista Online Conexao Afro

SPM participou da Conferência Temática de Yás

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Outubro 2, 2011 at 9:50 pm

N°o1- 02  de outubro -Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

Publicação  SPM : 24.09.2011 às 18:00

Yalorixás pedem o fim do preconceito contra religiões afro-brasileirasSPM participou da Conferência Temática de Yás

SPM participou da Conferência Temática de Yás

No dia 24 de outubro, na Praia da Alegria do município de Guaíba, aconteceu a 1ª Conferência Temática Estadual de Yás de Casas de Tradição, onde sacerdotes femininas de religiões de matriz negro-africana refletiram sobre políticas públicas a serem levadas para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres "Enid Backes", que ocorre em outubro em Porto Alegre.
Na abertura, a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, saudou as entidades, exaltou o respeito às diferenças de credo e ressaltou a importância das religiões afro-brasileiras em garantir a cidadania das mulheres, pois os terreiros são espaços de inclusão. O prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, anunciou que o município está viabilizando o Inventário das Religiões de Matriz Africana na cidade, projeto a ser realizado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e a secretária de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba, Claudia Mara Borges Rosa, reforçou que encontros como a Conferência "dão um norte para o gestor público identificar quais as políticas prioritárias para as religiões de matriz africana". Outras autoridades saudaram o evento.
As/os participantes do encontro refletiram sobre a relação entre a cidadania das mulheres e a superação dos preconceitos sofridos pelas religiões afro-brasileiras. A Conferência se estendeu até o domingo, quando as Yás promoveram o IV Alujá na Pedra do Xangô de Guaíba.

O evento foi realizado pelo Movimento 13 de Maio – Abolição não Conclusa para as Mulheres Negras, Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá – ASSOBECATY, Central de Movimentos Populares – CMP, Revista Conexão Afro e Sindicato dos Servidores Públicos da CUT/RS. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/RS, Secretaria de Educação – SEDUC/RS, Secretaria da Cultura – SEDAC/RS, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR, Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH/PR, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Leopoldo, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e Prefeitura de Guaíba.
www.spm.rs.gov.br

caracoles

FALAR com Mãe Carmen de Oxalá

Fone: (51) 30556655 / 97010303 e 84945770

maecarmendeoxala@hotmail.com

CampanhaAno Internacional afrodescendente

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: