Revista Online Conexao Afro

Mansu Nangetu participa da primeira reunião de formação da Rede de Homens de Terreiros da zona metropolitana de Belém

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Julho 13, 2011 at 9:23 pm
N°1- 15  de julho ano 2011 -Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

 

Mansu Nangetu participa da primeira reunião de formação da Rede de Homens de Terreiros da zona metropolitana de Belém.

Táta Kinamboji representou a comunidade do Mansu Nangetu na reunião de um grupo de homens de comunidades de terreiros da zona metropolitana de Belém que se reuniu hoje na Associação Afro-religiosa e Cultural Ilê Axé Iya Omi – ACIYOMI – para uma roda de conversa sobre a saúde do homem.
Pai Marco Antônio e Pai Marcelo foram os que convocaram a reunião, que começou com saudação religiosa pelo Pai Orlando Bassu,

depois Pai Marcelo e Pai Marco Antônio apresentaram a proposta da formação de uma rede que discuta as questões de gênero masculino nos terreiros assim como a já formada Rede de Mulheres de Axé, uma rede que debata temas diversos, como cultura, lazer, saúde, segurança pública, prevenção de drogas, sexualidade e outros temas de interesse.

O tema desta primeira roda de conversa foi pensado para aproveitar a divulgação que o dia 15 de julho é dedicado internacionalmente aos homens, e que a ACIYOMI tem acúmulo de discussão e de ações na área da saúde, assim se debateu “A saúde do homen”, mais especificamente a saúde dos homens de terreiros.
A roda teve a participação de Antônio Ernandes Marques da Costa, que é Coordenador da ONG GRUPAJUS, que introduziu a temática com a apresentação de dados estatísticos e pesquisas do sistema público de saúde que apontam para a conclusão de que no Brasil os homens não tem o hábito de procurar tratamento, e somente o fazem quando pressionados por familiares ou em caso de extrema dor. A exposição continuou com as doenças que são mais comuns ao gênero masculino e com orientações do que fazer no caso de identificação de sintomas.

O debate apontou a necessidade de refletir também sobre as práticas tradicionais da medicina dos terreiros, do uso de ervas e de rituais de cura que preservamos em nossas tradições, assim como aprofundar a reflexão do exercício do trataemtno misto, ou de como conciliar o tratamento tradicional com a medicina ocidental.
Por fim foi decidido que a segunda reunião para a formação da Rede de Homens de Terreiros acontecerá no Terreiro de Pai Bassu, em data a ser divulgada em breve.

Postado por Etétuba

Fonecaracoles: (51) 97010303 e 30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

CampanhaAno Internacional afrodescendente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: