Revista Online Conexao Afro

ONU organiza comemoração do 10º aniversário da Declaração e do Plano de Ação de Durban

In Conexão Afro, negritude on Julho 12, 2011 at 8:31 am
N°1-12 de julho ano 2011 -Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

Participação de organizações não governamentais pode ser pleiteada até sexta-feira (15/07), através de questionário preenchido conforme orientações detalhadas nesta matéria

A Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) está organizando uma jornada de Alto Nível para comemorar o décimo aniversário da adoção da Declaração e do Plano de Ação de Durban. A ação está prevista para acontecer em setembro deste ano, na cidade de Nova York. A reunião, cujo tema será “Vítimas do racimo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias correlatas: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, coincide com o Ano Internacional dos Afrodescendentes.
A Declaração de Durban – um plano de ação da comunidade internacional para combater o racismo, foi adotada por consenso em 2001, quando da Conferência Mundial das Nações Unidas contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas, que ocorreu em Durban, na África do Sul. O Plano apresenta uma agenda inovadora e direcionada ao combate de todas as formas de racismo e de discriminação racial.
Participação das ONGs
A reunião de Nova York prevê a participação de organizações não governamentais (ONGs), por considerar que os atores da sociedade civil são essenciais para combater todas as formas de racismo. Um representante de ONG falará durante a Sessão Plenária de abertura e algumas representações serão convidadas a participar das mesas redondas, assim como outras poderão acompanhar os debates. Porém, todos deverão ter suas atividades relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e intolerâncias correlatas.
Programação:
Quinta-feira – 22 de setembro, 9h, abertura da Reunião na sala da Assembléia Geral, na sede das Nações Unidas, em Nova York, seguida de uma breve cerimônia. Das 11h às 13h e das 15h às 18h, duas mesas redondas. Das 18h às 19h, sessão plenária de fechamento com a apresentação da síntese das mesas redondas e de uma declaração política.
Como preencher o questionário, solicitando participação:
1 – Primeiro Passo –  Preparação: perfil da organização – Antes de começar,  verifique aqui se a sua organização tem o perfil cadastrado no CSO Net do Departamento de Assuntos Economicos e Sociais (DAES) das Nações Unidas, com identificação e senha. Em seguida, vá para Consultative Status.
– Normalmente, as ONGs que participaram anteriormente de reuniões das Nações Unidas em Nova Cork, já possuem perfil registrado. Se a sua organização não tem o perfil registrado, poderá criá-lo aqui
– Para acelerar sua solicitação, selecione “Apply for ECOSOC Status”. Ainda assim, a aprovação pode demorar até 48 horas. Você receberá uma mensagem eletrônica com sua identificação e senha e poderá completar os passos da inscrição.
2 – Segundo passo – Vá até a página do questionário da CSO Net. Consulte: http://goo.gl/9lFAF  e siga as instruções. O questionário será aberto.
3 – Terceiro passo. Marque “Fill Out Form.” – Será solicitada sua identificação antes de completar o formulário.
4 – Quarto passo. Marque  “Submit” – Você receberá uma página de confirmação com um número de referência e sua organização será contatada após a consideração dos Estados Membros.

Coordenação de Comunicação SEPPIR

 

Fonecaracoles: (51) 97010303 e 30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

CampanhaAno Internacional afrodescendente

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: