Revista Online Conexao Afro

Mudando o Rumo

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Julho 5, 2011 at 9:38 am

N°1- 5  de junho ano 2011 -Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

Minhas caminhadas soarão como toques do alújá de meu pai aqui nas calçadas do mercado público.
Essas foi  a última vez, que estive com o meu mais velho MESTRE BOREL. no mercado público em Outubro de 2009!…. Conta um GRIOT africano,que os caminhos dispersos das populações negras sequestrados (as) em África, se encontrarão nas caminhadas de lutas.Foi desse jeito que conheci Mestre Borel em 1990, no seu lugar de passagem o Mercado público (ALÓOJÁ). Cantou uma bela cantiga para OYA e me encantou com seu conhecimento ancestral, estva naquele momento ingressando no então INARAB, junto com meu professor Jairo Pereira,Jorge Fróes,Silvia Prado  ,Júlio Camisolão e Silvana e Débora, Edson Nogueira e outras (as) que desafiamos pensar políticas públicas contra a intoterância religiosa,eramos muitos jovens na época e ele dizia para nós,CAMINHE COM OS SABEDORES (AS) nossa matriz e ancorada pelo os mais velhos…. Assim fizemos um conselho de mais velhos(as). Mãe Maria da Oxum,BOREL,Mãe Nilza e outras Yas e babás que agora movida pela emoção me falha a memória. Estou rememorando essa passagem para dizer o meu profundo carinho e esse mestre…………….Ela me ajudou a me ORI-ENTAR E ENTENDER MEU ORI-INUM processo de reconstrução do meu ser negro….Que ESÚ  comunique a todos (as) os orixas para abrir as portas do ORÚM pois sei que hoje tem muitas imformações passadas por voce, aos outros mestres (as) que lá estão, diga a eles (as) com seu belo sorriso e suas belas dialéticas negra, que estmos aqui caminhando e lutando contra tudo aquilo que a perversidade do racismo fez e ainda continua fazendo conosco, e com certeza se não ouvirmos as mais sabedoras(res) continuará fazendo com as futuras gerações negras.Quero sempre andar de mãos dadas com as caminhadas vividas e quero sempre voltar atrás aos meus erros pois somente assim quero passear por aqui e deixar minha história………….VÁ COM FÉ MEU VELHO DE AS MÃOS PARA ESÚ e OYA, E CONTINUE NOS DANDO CORAGEM PARA LUTAR e  PENSAR UM PROJETO COLETIVO DE REAFRICANIDADE . Sônia ABIKPE DE OYA

Sônia Ribeiro

______________________________________________________________________________________________________________________

Fonecaracoles: (51) 97010303 e 30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

CampanhaAno Internacional afrodescendente

Deixe uma Resposta

