Revista Online Conexao Afro

Mãe Carmen de Oxalá em São Paulo, no Iº Encontro INTECAB

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Novembro 27, 2010 at 7:18 pm

 

N°1-27 de  novembro  ano 2011 -Guaíba- RS –Brasil
REVISTA CONEXÃO AFRO

100_0028

Depois de chegar na capital POA, ás 17 horas volto a voar para  São Paulo, chegando ás  18 :20. Para mim , embora meio assustada, com a intensidade da agenda,  não dá mais , para mostrar o álbum de fotos, tenho um compromisso de dividir com todos essas experiências, até porque não estou fazendo uma viagem a passeio, estou fazendo estas viagens , de reppresentação religiosa, pelo trabalho que realizo dentro e fora do meu Ilê , para visibilidade e dignidade das comunidades tradicional de terreiros, da qual sou originária.

100_0029

Este é o aeroporto de Congonhas, possui um diferencial, fica localizado no centro de São Paulo, estou aguardando a condução para me levar para o evento que já iniciou, não poderei me paramentar, agora. Ainda bem que vim de roupa branca.

100_0030100_0032

Fui, levada para  o Centro Cultural Africano ,  este espaço que acolheu o Iº Encontro Estadual do INTECAP -SP,  na condição de convidada, cheia de  orgulho de poder trazer para a capital paulista o nome e a bandeira da Assobecaty- Associação Beneficiente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  a herança que ficou de minha mãe, Yalorixá Quina de Yemanjá,   que zelo com muito carinho e comprometimento, escrevendo a história em São Paulo e Cantando as Diferenças em Guaíba.

100_0123100_0124

Centro Cultural Africano, fica localizado, Rua Anhanguera, 551/553 – Barra Funda – São Paulo – SP Espaço que trabalha com a capacitação, a formação de multiplicadores e a qualificação das pessoas. Alem do resgate histórico do continente africano na formação social do Brasil e do reconhecimento a todos aqueles que, através dos diversos saberes, ampliam e multiplicam essas questões , fortalecendo as bases para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

100_0140100_0139100_0143

A ante-sala estava decorada com frutas, e comidas tipicas de santo, muitos topes de tecidos , que decoravam as mesas apontando que o evento estava sendo realizado sob o domínio do Orixá  Ogum. Antes disto acho pertinente fazermos , um pequeno resgate do INTECAP.

101_3898IMG_0332 Ebomi Conceição Reis de Ogum, já estava

A origem do INTECAB =

O QUE É O INTECAB :

É um Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileiro com 09 Coordenações Estaduais, desenvolveu-se pelo longo processo Nacional no decorrer de um grande movimento Internacional ,promovido através das Conferencia Mundial da Tradição dos Orixás e Cultura – COMTOC.

No processo em 1.980 Sacerdotes Religiosos Africanos,Caribenhos e Brasileiros discutiam a possibilidade de intercâmbio a nível mundial das Tradições dos Orixás.

1.COMTOC – Organizado pelo Depto de Leitura e Língua Africana da Universidade de Ifé

2.COMTOC – Realizado no Brasil na Bahia em 1983 com presença dos mais expressivos Sacerdotes e Sacerdotisas e intelectuais do mundo

Ligados a tradição religiosa africana.

3.COMTOC – Sediado em Nova York em 1986 com representantes dos EUA, Caribe e África com numerosa e expressiva representação de brasileiros (as)

Criando assim o INTECAB após o 3. COMTOC durante o 1. Encontro Nacional da Tradição dos Orixás e Cultura realizados em Salvador no mês de agosto coordenado por Mãe Stella Azevedo e o Alapini Mestre Didi.

A proposta de criação do Instituto foi encaminhada para discussão e reflexão através de sugestões dos mais expressivos representantes dos diversos Estados brasileiros e suas expressões afro-brasileiras encaminhando assim para discussão e reflexão representantes dos Estados participantes.

Em outubro de 1987 decidiu-se a criação do Conselho Religioso com representantes de cada estado surgindo assim o Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira – INTECAB.

101_3899IMG_0253

1º Encontro Nacional da Tradição dos Orixá e Cultura, realizado em São Paulo , com inicio dia 27 de novembro de 2010, coordenado por Ebomi Conceição Reis de Ogum, reuniu a participação de Coordenações Estaduais, també convidados do Rio de  Janeiro,Paraíba, Minas Gerais, Brasília,  Rio Grandedo Sul, inúmeras autoridades religiosas de expressão do mundo dos diversos  paulistas.  ALém da cerimônia de abertura, também foi momento de apresentações.

100_0049IMG_0357

Além da cerimônia de abertura, também foi momento de apresentações. Momentos de divulgação do trabalho que cada Baba e Iyá realizam em   seus ilês, apresentações pessoais e os cânticos. Com a grande quantidade de pessoas  presentes impossibilitanos de registrar os nomes dos  presentes.

IMG_0340100_0036

São Paulo não  esta sendo diferente do outros estados e municipíos do Brasil, que conheço, visualizo neste espaço,  que esta carregado de diferentes  nações tradicionais africanas, que  constituem um espaço

IMG_0289IMG_0293

Ebomi Conceição Reis de Ogum , coordenadora INTECAB – São Paulo prestou homenagem  a ilustre   Mãe Ana D’Ogun que é uma yalorixá reconhecida com uma das mais  velhas, que carrega em sua história de herança africana três qualidades , raiz, tempo,  e autoridade.

100_0037 IMG_0324

Me senti,   abençoada por  Mãe Ana D’Ogun , matriarca que carrega uma trajetória de vida que a credencia como uma das mais dignas é  respeitadas lideranças religiosas da  cidade de São Paulo , pertencente  e honrra a religião que traz na própria raiz a gênese da formação do povo brasileiro. Matriarca, simbolo da feminilidade de uma das mais significativas organizações culturais no  Candomblé. Pedi abença de Ogum, para que abra os caminhos do nosso Conexão Afro , Online.

100_0039 100_0038

Existem acontecimentos na vida que nunca mais vamos esquecer,hoje contamos com os avanços da tecnologia, para partilhar com todos esses momento, estamos na foto eu Mãe Ana de Oxalá e Pai alexandre de Oxalá da Rede Afro-brasileira.

IMG_0322100_0054

o Brasil, ainda que fortemente constituído por tradições culturais africanas, construiu o seu sistema de representações sobre a presença de heranças negras na formação da chamada cultura nacional;  A religião de Matriz Africana, pausa para o coquetel.
Acompanhe o álbum

Y

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: