Revista Online Conexao Afro

Festa de Mãe Oxum 2011- No Ilê de Mãe Carmen de Oxala

In Comunidade Tradicional de Terreiros on Fevereiro 26, 2012 at 4:01 pm

N°o1- 26  de fevereiro - Guaíba- RS –Brasil

REVISTA CONEXÃO AFRO

O dia  3 de dezembro ficou  marcado na história de existência na Assobecaty, por isso  deve ser  registrado. Dia de reverenciar Orixá Oxum. Além de ser a última festa do calendário litúrgico da casa oxum da praia da alegriatradicional. O dia foi recheado de atividades culturais e religiosas,   aconteceu  Open Nacional de Capoeira, 4ª Carreata e Xirê da Mãe Oxum na Praia da Alegria. Ao retornar foi servido um jantar  seguido de toque no Ilê. Todas essas atividades para reverenciar a regente  do ano que 2011. Fazendo  jus à orixa da fecundidade, riqueza e  harmonia, com esta lista  de motivos não poderia deixar de ser uma grande festa.  Para começar o dia, Mãe Carmen  de Oxalá, reuniu os filhos que estavam no ilê, passou  instruções. Da mesma forma explicou aos seus filhos, sobre as  atividades que serão realizadas durante o dia, todas  serão desenvolvidas com parcerias sérias. A volta  da carreata,  será  servido  um jantar após, ocorrerá um toque para Orixá Oxum, ainda mais, pelo Ilê estar sendo o guardião, da história de Mãe Oxum de Praia  da Alegria. Por esses inúmeros fatores que os fillhos da entidade tem reponsabilidade dobrada.

Fala aos Filho sobre a nossa organização sa Casa para Xerê da Mãe Oxum e Chão dos irmãos (2)Fala aos Filho sobre a nossa organização sa Casa para Xerê da Mãe Oxum e Chão dos irmãos (1)

Fala aos Filho sobre a nossa organização sa Casa para Xerê da Mãe Oxum e Chão dos irmãos (3)Fala aos Filho sobre a nossa organização sa Casa para Xerê da Mãe Oxum e Chão dos irmãos (4) 

Logo após, a reunião com os filhos, O Ilê de Mãe Carmen de Oxalá, abriu suas portas para recebeu os mestre  que participaram do Open Nacional  do Grupo de Capoeira Guarda Negra, evento   que Assobecaty através da Rede Cultura na Rua, http://redeculturanarua.wordpress.com ajudou a sua elaboração. O número expressivo de convidados, da uma demostração do tamanho do evento, sob a orientação do Mestre Gato  Preto o professor Gringo, além de demonstrar que tem muita ginga no corpo,  tem muita garra, para realizar tudo que esta previsto para  acontecer, durante todo dia.

Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (7)Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (3)Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (8)

Mestre Chocolate- Caxias do Sul, 1 ª mestrando Didi , do RS                                                Mestranda Didi,mestre  Chocolate  , Mestre Gato Preto, Prof. Gringo, Prof.Mary e Prof. Rasta                                                                      

 

Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (9)Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (16)

Mestranda Didi, Mestre Gula- São Paulo, Chocaolate – Caxias do Sul, Gato Preto.  Urso Porto Alegre Gringo

Visita ao Ilê de Iemanjá da Mãe Carmen de Oxala Mestre, professores e oficinando de Capoeira - Guarda Negra (18)

Juventude do Guarda Negra

“Open nacional de capoeira”, é  o maior encontro aberto  que a capoeira pode proporcionar,  visa principalmente o intercâmbio dos diversos capoeiristas de vários grupos de tradições diferentes. bem como o desenvolvimento da prática e divulgação da capoeira no municipio de Guaiba, foi fundamentalmente, composto pelo concurso de ladainhas e músicas feito no hora, oficinas de capoeiras , oficinas de Macu lelê, Roda Aberta , Baptizado e Troca de Graduações, confraternização de almoço. Após passar no Ilê para receber o axé , os  capoeiristas se deslocaram para as dependências da Escola Estadual Ruy Coelho Gonçalves. Assobecaty, escola e o Guarda Negra ,vem somando esforços e investindo na rede cultura na rua, com uma grande aliança de compromisso com atual geração.

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (20)

Um sábado de ginga, emoção, musica, capoeira na rua tem sido  instrumento de inclusão social, terapêutico e educacional para o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos da comunidade Cohab  Jardim Santa Rita. No encerramento, mostra que a capoeira gerou oportunidades  de socialização através de intercâmbio de informações,  incetivou a prática esportiva da juventude. Estiverão entre nós, no Open Nacional  os seguintes convidados:. Mestre Gula de São Paulo, Mestre Cholcolate de Caxias do Sul, Mestre Gato Preto Porto Alegre, Mestranda Didi- Porto Alegre, Mestrando Birinha- Gramado, professoar Urso- Porto Alegre, Professor Correio- Taquara, Professor Tubarão Capãoda Canoa,Professora Mary- Porto Alegre, Professor Quik de Foz de Iguaçu, Professor Black de Canela,Professor Vagalume – Guaiba , Professor Gibi- Guaiba,Professor Rasta,  Instrutor Polenta de Capão da Canoa, Instrutor Pit Bull, insturtor jacaré de Canela , Professor Jurêrê- Guaiba, instrutora Dani e Deco- Porto Alegre, Graduado Oberdam-Porto Alegre.

Paralelamente a praia estava sendo preparada  para aguardar a procissão .

Montagem da Carreata e do Xerê da Mãe Oxum Praia da Alegria - 2011 (2)Montagem da Carreata e do Xerê da Mãe Oxum Praia da Alegria - 2011 (1)Montagem da Carreata e do Xerê da Mãe Oxum Praia da Alegria - 2011 (4)

Os parceiros foram verificar as condições da Praia, principalmente para verficar se os acordos com a prefeitura foram cumpridos, por este ano a prefeitura ficou muito distante da nossa comunidade.

As casas que compõe a Comissão da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana, elas executam a Lei proposta pela Assobecaty, hoje é organizada e executada  pela comissão. Ainda mais. as festas, Alujá na Pedra de Xango e Gruta de Oxum , as casas  praticam permanentemente a  troca de idéias e  experiências, isto é o que era feito  de forma secreta nas senzalas, passou a ser feita  nos dias atuais de uma forma diferente, parceria saudável,  respeitosa. Passou a ser feita em eventos, conferências, publicações , seminários, blogs.

PB270028

Fazem 4 anos consecutivo que esta sendo  reconstruindo  o patrimônio imaterial e cultural através da carreata e Xirê dedicado a  Mãe Oxum  da Praia da Alegria,  esse momento trata-se de um momento especial de consolidação das bases e colheitas das sementes há tanto tempo plantadas. Com essas palavras Mãe Carmen de Oxalá sauda todos os presentes, agradecendo a todos aqueles que ajudaram e continuaram a escrever a história da Mãe Oxum da Praia da Alegria. Destacou a garra do  Pai Roni. agradeceu  aos componentes da Comissão pelo empenho dos festeiros .

 Foto do palco das altoridade presente religiosas, Públicas e artisticas (2)

Pai Roni de Ogum, Mãe Bere de Oxum, Mãe Geni de Kaiá, Pai Leonel de Oxum  Dôco, Mãe Tânia de Yemanjá, Mãe Nilza,  Mãe Viviane de Ogum, Pai Felipe Iansã,Pai Pitti de Oxalá.

Foto do palco das altoridade presente religiosas, Públicas e artisticas (4)

Pai Roni recebeu homenagens, do exemplo que representa,  por sua dedicação, sua garra e sua contribuição  para a comunidade religiosa.

P1000011PB270026

Secretário de Cultura de São Leopoldo Pedro Vasconcelos, veio prestigiar o evento 

Foto do palco das altoridade presente religiosas, Públicas e artisticas (5)

Atrás dos Alabês,  Mãe Geni de Yemanjá e Mãe Viviane e Mãe Bere de Oxum, 

PB270022PB270031

O teatrólogo Camilo de Lélis, esteve  presente  no evento , este  ano mais para fazer  uma leitura, deu  algumas orientações, mas o seu talento promete ser investido no próximo ano.

P1000007

PB270029PB270030

As saudações a Mãe Oxum foram acompanhadas de chuva de fogos. 

P1000013P1000012 

P1000010Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (22) 

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (25)Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (27)

Mãe Carmen de Oxalá                     Yara de  Oxum  

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (24)  Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (30)

Mãe Geni de Yemanjã e seus filhos de santo

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (33)Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (32) 

Antonio Carlos de Xangô, Mãe Carmen de Oxalá e Teatrólogo Camilo De Lélis

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (34)Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (25)

André Oxalá e Denise Flores      Mãe Carmen de Oxala e Denise Flores 

Oficina Nacional de inclusão Digital Vitoria - Espirito Santo - 2011 (28) PB270034

Ao chegar no Ilê foi oferecido aos convidados um saboroso,  depois foi  iniciado o  Toque Sagrado para orixá do ano 2011 , orixá festejada o dia todo pela comunidade de terreira Assobecaty.  

PB270036PB270038PB270039PB270040

 

PB270045PB270044 

PB270043PB270042

 

 

PB270052PB270053PB270051

 

PB270056PB270055

PB270060PB270061 

PB270062PB270063

 Mãe Oxum !

  PB270065

 

PB270074

Yara de  Oxum, Ana de Oxum e Zeca de Oxum

A programação teve vários momentos de comemoração organizado pela Assobecaty: Pela manhã Mãe Carmen de Oxalá recebeu na Sede da Assobecaty, O grupo de Capoeira e seus convidados para o Opem, que aconteceu durante o dia até ás 19:00. Quando iniciou a carreata seguida do Xirê na Praia . Também na chegada da Assobecaty aconteceu um toque no ilê para mãe Oxum foi  uma idéia diferente e memorável, por que, a Assobecaty tem o termo de depositária fiél da imagem , que antes tinha uma gruta na Praia da Alegria, como a Prefeitura não fez a nova gruta , a entidade realizou uma grande recepção para o retorno da procissão com alguns convidados que participaram das festividades na praia e outros que vieram aguardar a chegada da imagem de Oxum. Esse momento oportuniza, além de mobilizar a comunidade religiosa, também sensibilizar a sociedade Riograndense para que apoie iniciativas capazes de gerar novos caminhos e mudanças significativas na forma de tratar os nossos simbolos e territórios imateriais  que  nos propicia, ir além do exercicio da  fé  e sim,  afirmação de nossa identidade cultural.Ainda , todos os convidados ficarão entusiasmados com as novas expectivas que anuncia o final de um grande ano e o  começo de um novo ano, predispostos a passar uma noite  buscando o axé e abença dos orixás. Foi  também  uma  cerimônia  perfeita para agradar Oxum, As fotografias, selecionamos para a galeria de imagens, retiradas do flickhttp://www.flickr.com/photos/39835168@N03/

  Entre no Blog da Mãe  Oxum   http://grutadeoxum.blogspot.com/ 

Enviar noticias :  REVISTA

CONEXÃO AFRO conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de Oxala :
caracoles
  (51) 81810404 / (51)  30556655

maecarmendeoxala@hotmail.com

Editar esta entrada.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 174 outros seguidores

%d bloggers like this: